Procura por empreendimentos smart living deve crescer 91% em 4 anos; entenda o conceito que tem atraído o público jovem

Casas inteligentes são a nova aposta do mercado imobiliário; projeto no litoral norte de SC promete revolucionar setor e retorno ao investidor chega a 45% a mais do que em prédios convencionais

A definição de 'morar bem' não é mais a mesma. Desde muito antes da pandemia, os conceitos sobre uma moradia confortável, inteligente e eficiente têm se transformado. Cada vez mais, a conectividade e a praticidade são palavras de lei no dia a dia mundo afora.

E os números confirmam isso. No Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Fortune Business Insights, a previsão de receita do mercado de residências inteligentes pode chegar a US$ 2,41 bilhões até 2026. O crescimento total seria de 91,06% em relação a 2022, com valores estimados de US$ 1,26 bilhão.

A tendência do smart living redefine a forma como o morador se relaciona e interage com o espaço onde vive. O conceito, queridinho das novas gerações, integra tecnologia para otimizar tarefas, personalizar ambientes, gerar economia e oferecer comodidade, disponibilizando serviços e produtos a poucos cliques, além de outras facilidades.

"Empreendimentos embarcados com dispositivos conectados, sensores inteligentes, reconhecimento facial e o uso de Inteligência Artificial, refletem em mais conveniência, sustentabilidade e claro, valorização residencial. É um mercado com potencial gigantesco, e que precisa ser explorado. A hora é agora", afirma o diretor comercial da incorporadora ABC & Embralot, André Reis.

'IT's' all connected

Em Itapema, no litoral norte de Santa Catarina, um empreendimento sustentável, tecnológico e com design inovador acabou de ser lançado e promete atender estes pré-requisitos. Localizado na cidade com o segundo metro quadrado mais valorizado do país, o "IT's" valoriza o conceito de moradia inteligente e promete revolucionar o mercado imobiliário para o público jovem da região.

Com toda a credibilidade da ABC & Embralot, o projeto foi lançado em junho, conta com um VGV de R$334 milhões e assinatura do renomado arquiteto Leo Maia. A valorização do smart living, até então inédito na cidade, é o destaque do empreendimento, que conta com sistemas integrados de tecnologia, condomínio com investimentos eficientes, espaços comerciais, 6.427 mil m² de estrutura de serviços e lazer - o que equivale ao espaço destinado a muitos resorts no país -, além de gestão ambiental e referências internacionais.

Reis explica que o projeto reflete uma demanda crescente e mundial do público jovem, moderno e conectado. "A cidade de Miami, por exemplo, passou por transformações similares às que Itapema e região vem experienciando. O que antes era apenas um destino de veraneio, se transformou. Muita gente foi fixando moradia pela qualidade de vida, e a demanda por infraestrutura cresceu. Aqui, estamos vivendo essa mesma mudança."

Em 2024, mais de 5 mil empresas foram abertas em Itapema e região. "Em um mercado mercado imobiliário que, historicamente, não se preparou para essa demanda, o dado representa uma oportunidade para o investidor que, além da valorização do imóvel, também deseja captar a renda passiva dos aluguéis", finaliza André.

Residências inteligentes e a conectividade

O empreendimento foi pensado a partir de uma demanda impulsionada pelos "Zennials" - uma fusão entre a geração Z e os millenials. São indivíduos que buscam flexibilidade, liberdade geográfica e um estilo de vida com base na possibilidade de trabalhar e viver em diferentes lugares, aproveitando a tecnologia para exercer suas atividades.

Segundo uma pesquisa da Worth Global Style Network, o maior instituto de pesquisas de tendências do mundo, em 2025, esse público já representa 70% da mão de obra global, 70% do mercado de luxo e 65% do consumo digital. "É um público jovem, moderno, que procura um empreendimento que até hoje não existia na região. E o ITs vem para ser a solução", destaca André.

O estilo de vida integra dispositivos e sistemas tecnológicos e os aplica em diferentes espaços - tanto nos 354 apartamentos residenciais, como nos 6.427 metros quadrados de áreas comuns distribuídas pelas duas torres do edifício. "A ideia é automatizar tarefas diárias e tornar a rotina mais fácil e prática, por meio de serviços essenciais como alimentação, saúde e bem-estar, conveniência e mobilidade", ressalta o diretor da ABC & Embralot.

No IT's, as áreas comuns contam com acesso inteligente e infraestrutura de wi-fi, espaços de coworking, sala de reuniões e pontos de carregamento elétrico para veículos. Além disso, o empreendimento possui um deck contemplativo de mais de 450 metros quadrados, salão de festas com espaço gourmet, academia, sauna de conceito aberto, pet place, playground, sala de jogos, piscina com aquecimento elétrico, praças e um open mall - espaço comercial com lojas, bares e restaurantes.

O projeto arquitetônico tem assinatura de Leo Maia e paisagismo de Ricardo Cardim. "Pensar em um empreendimento completo como esse, que reposiciona o mercado imobiliário de Itapema com todos conceitos que o IT's valoriza, foi um processo instigante. O público jovem é um desafio à parte, mas o resultado, com certeza, surpreendeu", afirma o arquiteto.

O condomínio

O projeto conta com a parceria da HOUSI, a maior startup de moradia inteligente do Brasil. Com a oferta de uma gestão facilitada, a plataforma inclui a automatização de processos de locação e serviços de limpeza e manutenção, mantendo os imóveis com alta taxa de ocupação de forma inteligente e automatizada. Essa tecnologia, aliada com as operações comerciais do open mall, deve garantir a geração de receita extra, diminuindo o valor do condomínio pago pelos moradores em até 30%.

"Quando o assunto é sustentabilidade, a gestão de resíduos na operação do empreendimento se consolida como ponto importante. O edifício conta com ampla área de preservação ambiental, uma reserva pluvial, com reaproveitamento da água da chuva, e ações de regeneração do Rio Itapema", destaca Thiago Cabral, CEO da ABC & Embralot.

O benefício para investidores também é destaque. O conjunto de ativos ímpares do IT'S, como arquitetura e paisagismo assinados, open mall e moradias inteligentes, resulta em um potencial de valorização 50% maior, e de aluguel 25% maior, quando comparado a demais players do mercado. Apesar de valores iniciais similares, a qualificação do produto é destaque na região, trazendo projeção de retornos financeiros ainda maiores, chegando a 45%. A base de clientes da ABC Embralot gira em torno de investidores de Santa Catarina, mas também do Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e de Rondônia.

"O empreendimento é uma oportunidade única: reflete o futuro do setor e também do conceito de morar bem. É o conforto e a conexão que os trabalhadores modernos querem, sem perder a elegância e a praticidade de uma arquitetura bem pensada", finaliza Cabral.

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