Networking é apontado como pilar essencial para construção de carreiras e negócios bem-sucedidos

Haroldo Matsumoto, da Prosphera Educação Corporativa, aponta o networking como um investimento em capital humano que pode proporcionar retornos especiais quando executado com consistência, estratégia e autenticidade

Autor: Haroldo MatsumotoFonte: De Assessoria de Imprensa

Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, o networking ganha destaque como um dos principais pilares para o desenvolvimento de carreiras sólidas e negócios bem-sucedidos. "A prática de construir e manter relacionamentos profissionais deixou de ser vista como um recurso secundário e passou a ocupar papel estratégico nas jornadas de profissionais e empreendedores", analisa Haroldo Matsumoto, sócio e diretor da Prosphera Educação Corporativa - consultoria multidisciplinar de gestão de negócios.

De acordo com Matsumoto, estudos do setor de recursos humanos apontam que uma parcela expressiva das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações, reforçando a importância de estar bem posicionado em redes profissionais. "A rede de contatos funciona como um ecossistema de troca de valor. É por meio dela que surgem oportunidades de emprego, parcerias de negócios e até insights que podem transformar uma carreira ou empresa", destaca o executivo.

Profissionais que são capazes de criar uma boa rede de contatos costumam ser mais lembrados por seus pares para oportunidades especiais de desenvolvimento de carreira. Isso demonstra que, muitas vezes, competência e currículo precisam ser acompanhados de visibilidade. O networking permite que profissionais sejam lembrados por suas habilidades, estejam presentes em círculos relevantes e aumentem suas chances de crescimento. Além disso, o contato com pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos amplia a visão de mundo, estimula a criatividade e fortalece a inteligência emocional — todos elementos fundamentais para uma carreira sustentável.

Ainda na visão de Matsumoto, para os empreendedores, o networking também é considerado vital. Além de facilitar o acesso a investidores, talentos e novos mercados, a conexão com outros profissionais fortalece a credibilidade do negócio e amplia o alcance da marca. O executivo pontua, ainda, que empreendedores que cultivam boas redes tendem a ser mais resilientes, pois encontram apoio, mentoria e até soluções para problemas complexos entre os seus próprios contatos.

"Não por acaso, criei, há 10 anos, o Grupo de Empretecos da Zona Norte de São Paulo - TECO ZN. Empreteco é o nome dado às pessoas que participaram do seminário Empretec, promovido pelo Sebrae, que tem como base uma metodologia de comportamentos empreendedores desenvolvida pela ONU e aplicado em dezenas de países. Aqui no Brasil, somente o Sebrae tem autorização para realizar esse tipo de treinamento. No TECO ZN temos encontros mensais, totalmente baseados em networking, para apoiar as iniciativas, promover debates a respeito de temas sensíveis para as empresas da região, pensar em soluções para inúmeras situações e trocar experiências. É o networking praticado em sua essência", explica o especialista.

Por vivenciar o networking no dia a dia, o sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa revela que algumas boas práticas tornam o recurso ainda mais eficaz, incluindo aspectos como autenticidade, colaboração, presença constante em eventos e o uso estratégico de plataformas digitais, como o LinkedIn, por exemplo. "O networking eficaz não é sobre pedir, mas sobre oferecer. A reciprocidade vem naturalmente quando há uma relação genuína de confiança", completa o especialista, que lista algumas dicas interessantes:

-Seja autêntico: afinal, relacionamentos forçados ou baseados apenas em interesse não se sustentam;

-Ofereça antes de pedir: compartilhar conhecimento, ajudar com indicações ou ouvir ativamente gera reciprocidade natural;

-Mantenha o contato: não adianta conhecer alguém e desaparecer. Pequenos gestos, como mensagens de agradecimento ou parabenizações, fortalecem o vínculo;

-Esteja presente: participe de eventos, fóruns e comunidades da sua área;

-Use a tecnologia a seu favor: plataformas como LinkedIn facilitam a manutenção de conexões e permitem interações constantes com sua rede.

"Networking não é apenas uma estratégia útil. É uma necessidade real em um ambiente onde relacionamentos definem oportunidades. Mais do que uma ferramenta, o networking é um investimento em capital humano e, como todo bom investimento, os retornos aparecem com consistência, estratégia e autenticidade", finaliza Haroldo Matsumoto, sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa.

*Mais sobre a Prosphera Educação Corporativa:

A consultoria multidisciplinar de gestão de negócios foi idealizada e é formada por profissionais que atuaram em centenas de empresas de diferentes segmentos. Juntos, eles diagnosticam as principais deficiências e necessidades das companhias, orientam e colocam em prática soluções personalizadas e focadas no crescimento e na lucratividade. O foco principal está em levar ajuda às pequenas e médias empresas brasileiras. A Prosphera atua nos mais variados segmentos e áreas, como gestão de pessoas, marketing, organização de processos, análise de mercado e concorrência, treinamentos e capacitação de equipes, etc. Um dos principais executivos é Haroldo Matsumoto, que foi durante anos consultor de uma importante entidade de apoio às micro e pequenas empresas.

www.prosphera.com.br

voltar